Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9TQXM
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Impactos da penosidade gerada pelas atividades de ensino e aprendizagem na Escola de Musica da UFMG. |
Authors: | Ariálisson de Freitas Fonseca |
First Advisor: | André de Carvalho Bandeira Mendes |
First Referee: | Eucidio Pimenta Arruda |
Second Referee: | Antonia Vitoria Soares Aranha |
Abstract: | A inauguração do novo prédio da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, localizado no campus Pampulha, criou nos funcionários técnico-administrativos da unidade uma situação de incômodo perante os sons produzidos pelas atividades de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi feito um estudo no local em 2002, a partir da NR-17: Insalubridade. O referido estudo constatou a inexistência de situações caracterizadoras de insalubridade na unidade. No entanto, o mesmo recomendou que se fizesse um novo estudo a partir da NR-15: Ergonomia, que não foi feito até o momento. Desde aquela época, técnico-administrativos reclamam do que chamam de barulho. Este projeto de intervenção visa melhorar as condições de trabalho dos técnico-administrativos da Escola de Música da UFMG por meio de uma pesquisa que irá diagnosticar situações do ambiente físico e recursos administrativos que impactam na situação de penosidade vivenciada pelos trabalhadores desta unidade. Com a avaliação do ambiente de trabalho, espera-se propor a atuação, junto aos servidores, de intervenções e aperfeiçoamentos que sejam viáveis para a comunidade. Para a identificação de recursos que permitam as intervenções citadas, é proposto o uso da metodologia de grupo focal, que irá analisar e compreender as situações consideradas de penosidade e construir alternativas para promover a qualidade de vida dos trabalhadores. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, analisando as complexas relações entre o que é experimentado pelos servidores, a importância e papel do ambiente físico de trabalho e as formas que ofertem saídas para a situação descrita. Também são analisados os conceitos de penosidade, musicalidade e as relações estabelecidas. |
Subject: | Saúde e trabalho Administração universitária Ergonomia Ambiente de trabalho |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9TQXM |
Issue Date: | 4-Apr-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gifes___tcc___ari_lisson_de_freitas_fonseca.pdf | 613.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.