Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNM3D
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A formação de escritores: uma análise da prática docente na interface com a produção dos alunos |
Autor(es): | Andréa Almeida da Silva |
primer Tutor: | Maria Gorete Neto |
primer miembro del tribunal : | Eliana Guimaraes Almeida |
Resumen: | Esta pesquisa tem como objetivo o aprofundamento de questionamentos sobre a escrita dos alunos que, ao iniciar o processo de produção de textos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, demonstravam grande entusiasmo, escrevendo bilhetes para os colegas, textos com grande imaginação e que, com o decorrer dos anos, tornaram notória sua falta de interesse pela escrita, além de passarem a apresentar textos empobrecidos pela falta de imaginação. Trata-se da busca de respostas para a questão: Por que, para os alunos que estavam entrando na adolescência, isto é, alunos que estão no 2º ano do 2º ciclo, escrever é tão doloroso? Para cumprir esse objetivo foram feitos planejamentos específicos de produção de textos, além das produções permearem todas as atividades dentro da sala de aula, envolvendo tanto produções orais como escritas. O material coletado foi formado por textos dos alunos, sequências didáticas de trabalhos que envolviam as produções de textos e gravações de aulas. Como base teórica foram usados textos de Magda Soares, Roxane Rojo, Marco Antônio de Oliveira, Marlucy Alves Paraiso, dentre outros autores que tornaram a minha pesquisa viável. Busquei encontrar o fio que desencadeou nos alunos o gosto pela produção textual, criando subsídios para ativar seu potencial criativo e fazendo uma reflexão sobre a maneira como os aspectos didáticos poderiam auxiliar ou prejudicar esse potencial. Os resultados permitiram um repensar da prática, além de uma reestruturação do fazer dentro da sala de aula. |
Asunto: | Professores de ensino fundamental Formação Escritores infantis Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNM3D |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
andr_a_almeida_da_silva.pdf | 763.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.