Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNM3D
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Gorete Netopt_BR
dc.contributor.referee1Eliana Guimaraes Almeidapt_BR
dc.creatorAndréa Almeida da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T10:02:09Z-
dc.date.available2019-08-11T10:02:09Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNM3D-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo o aprofundamento de questionamentos sobre a escrita dos alunos que, ao iniciar o processo de produção de textos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, demonstravam grande entusiasmo, escrevendo bilhetes para os colegas, textos com grande imaginação e que, com o decorrer dos anos, tornaram notória sua falta de interesse pela escrita, além de passarem a apresentar textos empobrecidos pela falta de imaginação. Trata-se da busca de respostas para a questão: Por que, para os alunos que estavam entrando na adolescência, isto é, alunos que estão no 2º ano do 2º ciclo, escrever é tão doloroso? Para cumprir esse objetivo foram feitos planejamentos específicos de produção de textos, além das produções permearem todas as atividades dentro da sala de aula, envolvendo tanto produções orais como escritas. O material coletado foi formado por textos dos alunos, sequências didáticas de trabalhos que envolviam as produções de textos e gravações de aulas. Como base teórica foram usados textos de Magda Soares, Roxane Rojo, Marco Antônio de Oliveira, Marlucy Alves Paraiso, dentre outros autores que tornaram a minha pesquisa viável. Busquei encontrar o fio que desencadeou nos alunos o gosto pela produção textual, criando subsídios para ativar seu potencial criativo e fazendo uma reflexão sobre a maneira como os aspectos didáticos poderiam auxiliar ou prejudicar esse potencial. Os resultados permitiram um repensar da prática, além de uma reestruturação do fazer dentro da sala de aula.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise da práticapt_BR
dc.subjectFormação de Escritores pensadorespt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherEscritores infantispt_BR
dc.subject.otherEscrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino pt_BR
dc.titleA formação de escritores: uma análise da prática docente na interface com a produção dos alunospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andr_a_almeida_da_silva.pdf763.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.