Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNM3D
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A formação de escritores: uma análise da prática docente na interface com a produção dos alunos
Autor(es): Andréa Almeida da Silva
Primeiro Orientador: Maria Gorete Neto
Primeiro membro da banca : Eliana Guimaraes Almeida
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo o aprofundamento de questionamentos sobre a escrita dos alunos que, ao iniciar o processo de produção de textos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, demonstravam grande entusiasmo, escrevendo bilhetes para os colegas, textos com grande imaginação e que, com o decorrer dos anos, tornaram notória sua falta de interesse pela escrita, além de passarem a apresentar textos empobrecidos pela falta de imaginação. Trata-se da busca de respostas para a questão: Por que, para os alunos que estavam entrando na adolescência, isto é, alunos que estão no 2º ano do 2º ciclo, escrever é tão doloroso? Para cumprir esse objetivo foram feitos planejamentos específicos de produção de textos, além das produções permearem todas as atividades dentro da sala de aula, envolvendo tanto produções orais como escritas. O material coletado foi formado por textos dos alunos, sequências didáticas de trabalhos que envolviam as produções de textos e gravações de aulas. Como base teórica foram usados textos de Magda Soares, Roxane Rojo, Marco Antônio de Oliveira, Marlucy Alves Paraiso, dentre outros autores que tornaram a minha pesquisa viável. Busquei encontrar o fio que desencadeou nos alunos o gosto pela produção textual, criando subsídios para ativar seu potencial criativo e fazendo uma reflexão sobre a maneira como os aspectos didáticos poderiam auxiliar ou prejudicar esse potencial. Os resultados permitiram um repensar da prática, além de uma reestruturação do fazer dentro da sala de aula.
Assunto: Professores de ensino fundamental Formação 
Escritores infantis
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNM3D
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andr_a_almeida_da_silva.pdf763.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.