Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNMPX
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Paula da Silva Rodrigues | pt_BR |
dc.creator | Catia Ramiro Bomtempo Colen | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T11:34:55Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T11:34:55Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNMPX | - |
dc.description.resumo | Tendo como base minhas observações e experiências ao longo de mais de vinte e cinco anos de prática pedagógica e em especial há 10 anos na Educação Infantil, penso o quanto é importante uma investigação e contribuição para uma maior articulação entre a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental, uma vez que observo ainda muitos professores experientes, porém com condutas tradicionais e arcaicas em sala de aula, atuando na maioria das vezes de forma inadequada no trato das crianças na Educação Infantil. Logo, minha preocupação está em fazer levantamentos de dados do que encontro hoje em sala de aula com professores da Educação Infantil e os primeiros quatro anos do Ensino Fundamental. Analiso esses dados tendo, dentre vários objetivos, relatar quais práticas pedagógicas colaboram para uma melhor articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Verifiquei que realmente os professores são dedicados na busca de metodologia e recursos que proporcionem às crianças mais autonomia e protagonismo na construção de conhecimentos, especialmente com projetos como o lúdico, pois assim aos poucos, e através do caráter investigativo, as crianças constroem o conhecimento de forma dinâmica, criativa e prazerosa. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transição | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Facilitando a articulação entre a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamenta | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
c_tia_ramiro_bomtempo_colen.pdf | 260.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.