Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWK4F
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Importância e contribuições do letramento literário para a formação de leitores do PIP
Autor(es): Cristina Marcos de Araújo
Primeiro Orientador: Josiley Francisco de Souza
Primeiro membro da banca : Virginia de Souza Avila Oliveira
Resumo: O Plano de ação Ler é muito bom! aqui apresentado teve como propósito inicial investigar quais capacidades de leitura as crianças que participam do PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica) podem desenvolver no trabalho com o letramento literário. Também foi foco desta pesquisa refletir sobre a importância da leitura literária na formação do estudante que participa do projeto. A pesquisa e o plano de ação foram desenvolvidos na Escola Municipal Santa Terezinha-EMST, situada na cidade de Belo Horizonte, com estudantes que participaram do PIP em 2014, totalizando 32 alunos de 1º Ciclo, sendo 16 estudantes de 2º ano e 16 estudantes de 3ºano, com idades entre 7 e 9 anos. A pesquisa se pautou numa abordagem interpretativa, qualitativa, tendo como metodologia a realização de uma investigação bibliográfica no intuito de fundamentar o conhecimento sobre o tema abordado, além do desenvolvimento de uma sequência didática sistematizada, que priorizou práticas contextualizadas do letramento literário, a partir de uma concepção discursiva e interacionista da linguagem. Tal metodologia permitiu maior interação dos estudantes com os livros literários, em especial, com as obras da autora Paula Browne e Tatiana Belinky. A análise dos dados revelou que a maioria dos estudantes, ao final da pesquisa, apresentaram resultados satisfatórios no eixo da leitura, consolidando capacidades básicas de leitura, fundamentais ao final do 1º Ciclo. Diante dos resultados obtidos, considerou-se que o trabalho com o letramento literário pode contribuir para a melhoria das capacidades de leitura dos estudantes do PIP, ressaltando a importância da literatura na formação do estudante leitor.
Assunto: Professores de ensino fundamental Formação 
Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWK4F
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cristina_marcos_de_ara_jo.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.