Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWK4F
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Josiley Francisco de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Virginia de Souza Avila Oliveirapt_BR
dc.creatorCristina Marcos de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T03:57:19Z-
dc.date.available2019-08-12T03:57:19Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWK4F-
dc.description.resumoO Plano de ação Ler é muito bom! aqui apresentado teve como propósito inicial investigar quais capacidades de leitura as crianças que participam do PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica) podem desenvolver no trabalho com o letramento literário. Também foi foco desta pesquisa refletir sobre a importância da leitura literária na formação do estudante que participa do projeto. A pesquisa e o plano de ação foram desenvolvidos na Escola Municipal Santa Terezinha-EMST, situada na cidade de Belo Horizonte, com estudantes que participaram do PIP em 2014, totalizando 32 alunos de 1º Ciclo, sendo 16 estudantes de 2º ano e 16 estudantes de 3ºano, com idades entre 7 e 9 anos. A pesquisa se pautou numa abordagem interpretativa, qualitativa, tendo como metodologia a realização de uma investigação bibliográfica no intuito de fundamentar o conhecimento sobre o tema abordado, além do desenvolvimento de uma sequência didática sistematizada, que priorizou práticas contextualizadas do letramento literário, a partir de uma concepção discursiva e interacionista da linguagem. Tal metodologia permitiu maior interação dos estudantes com os livros literários, em especial, com as obras da autora Paula Browne e Tatiana Belinky. A análise dos dados revelou que a maioria dos estudantes, ao final da pesquisa, apresentaram resultados satisfatórios no eixo da leitura, consolidando capacidades básicas de leitura, fundamentais ao final do 1º Ciclo. Diante dos resultados obtidos, considerou-se que o trabalho com o letramento literário pode contribuir para a melhoria das capacidades de leitura dos estudantes do PIP, ressaltando a importância da literatura na formação do estudante leitor.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectProjeto de intervençãopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherLiteratura infanto-juvenil Estudo e ensinopt_BR
dc.titleImportância e contribuições do letramento literário para a formação de leitores do PIPpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cristina_marcos_de_ara_jo.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.