Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNXA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Práticas de leitura e escrita em turmas do primeiro ciclo: percepções de alunos e pais de alunos sobre o sucesso e insucesso escolar
Autor(es): Kamilla Veronezi Martins
primer Tutor: Josiley Francisco de Souza
primer miembro del tribunal : Maria Elaine Moreira de Morais
Resumen: Este trabalho buscou analisar as práticas de leitura e escrita em turmas do 3º ano do primeiro ciclo a partir de entrevistas realizadas com os pais de alunos e com os alunos com sucesso e insucesso escolar. Apresentou como objetivo a identificação de variáveis que contribuem para que um grupo de alunos seja avaliado como casos de sucesso em uma escola da periferia de Belo Horizonte, sobre a ótica dos sujeitos envolvidos. Para tanto, buscou-se fundamentar em estudos teóricos do campo da educação, entendimentos sobre a temática em Magda Soares, Roxane Rojo, Maria Alice Nogueira e Bernad Lahire. Adotou-se a metodologia de Estudo de Caso e recorreu-se à revisão bibliográfica, à análise documental e entrevistas realizadas com alunos e suas respectivas famílias. Os resultados da pesquisa evidenciam que o relacionamento família-escola pode contribuir de maneira significativa no êxito escolar dos alunos. O acompanhamento por parte dos pais, ajudando seus filhos a terem disciplina, responsabilidade e organização foram vistos como marcos de fatores de sucesso. A relação entre professor e aluno também foi percebida como ponto importante, especialmente quando há afetividade. Conclui-se que é preciso pensar em propostas pedagógicas que sejam significativas para os alunos. Para tanto, foi desenvolvido um plano de ação com intervenções pedagógicas, cujo objetivo foi o de provocar a mudança de atitudes e hábitos familiares e escolares que valorizem práticas de leitura e escrita.
Asunto: Professores de ensino fundamental Formação
Rendimento escolar
Desempenho nas crianças
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino 
Disturbios da aprendizagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNXA
Fecha del documento: 9-may-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
kamilla_veronezi_martins.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.