Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNXA
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Josiley Francisco de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Elaine Moreira de Moraispt_BR
dc.creatorKamilla Veronezi Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T12:21:26Z-
dc.date.available2019-08-11T12:21:26Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNXA-
dc.description.resumoEste trabalho buscou analisar as práticas de leitura e escrita em turmas do 3º ano do primeiro ciclo a partir de entrevistas realizadas com os pais de alunos e com os alunos com sucesso e insucesso escolar. Apresentou como objetivo a identificação de variáveis que contribuem para que um grupo de alunos seja avaliado como casos de sucesso em uma escola da periferia de Belo Horizonte, sobre a ótica dos sujeitos envolvidos. Para tanto, buscou-se fundamentar em estudos teóricos do campo da educação, entendimentos sobre a temática em Magda Soares, Roxane Rojo, Maria Alice Nogueira e Bernad Lahire. Adotou-se a metodologia de Estudo de Caso e recorreu-se à revisão bibliográfica, à análise documental e entrevistas realizadas com alunos e suas respectivas famílias. Os resultados da pesquisa evidenciam que o relacionamento família-escola pode contribuir de maneira significativa no êxito escolar dos alunos. O acompanhamento por parte dos pais, ajudando seus filhos a terem disciplina, responsabilidade e organização foram vistos como marcos de fatores de sucesso. A relação entre professor e aluno também foi percebida como ponto importante, especialmente quando há afetividade. Conclui-se que é preciso pensar em propostas pedagógicas que sejam significativas para os alunos. Para tanto, foi desenvolvido um plano de ação com intervenções pedagógicas, cujo objetivo foi o de provocar a mudança de atitudes e hábitos familiares e escolares que valorizem práticas de leitura e escrita.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectMeios popularespt_BR
dc.subjectPráticas de leitura e escritapt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formaçãopt_BR
dc.subject.otherRendimento escolarpt_BR
dc.subject.otherDesempenho nas criançaspt_BR
dc.subject.otherEscrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino pt_BR
dc.subject.otherDisturbios da aprendizagempt_BR
dc.titlePráticas de leitura e escrita em turmas do primeiro ciclo: percepções de alunos e pais de alunos sobre o sucesso e insucesso escolarpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kamilla_veronezi_martins.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.