Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNXA
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Práticas de leitura e escrita em turmas do primeiro ciclo: percepções de alunos e pais de alunos sobre o sucesso e insucesso escolar |
Autor(es): | Kamilla Veronezi Martins |
Primeiro Orientador: | Josiley Francisco de Souza |
Primeiro membro da banca : | Maria Elaine Moreira de Morais |
Resumo: | Este trabalho buscou analisar as práticas de leitura e escrita em turmas do 3º ano do primeiro ciclo a partir de entrevistas realizadas com os pais de alunos e com os alunos com sucesso e insucesso escolar. Apresentou como objetivo a identificação de variáveis que contribuem para que um grupo de alunos seja avaliado como casos de sucesso em uma escola da periferia de Belo Horizonte, sobre a ótica dos sujeitos envolvidos. Para tanto, buscou-se fundamentar em estudos teóricos do campo da educação, entendimentos sobre a temática em Magda Soares, Roxane Rojo, Maria Alice Nogueira e Bernad Lahire. Adotou-se a metodologia de Estudo de Caso e recorreu-se à revisão bibliográfica, à análise documental e entrevistas realizadas com alunos e suas respectivas famílias. Os resultados da pesquisa evidenciam que o relacionamento família-escola pode contribuir de maneira significativa no êxito escolar dos alunos. O acompanhamento por parte dos pais, ajudando seus filhos a terem disciplina, responsabilidade e organização foram vistos como marcos de fatores de sucesso. A relação entre professor e aluno também foi percebida como ponto importante, especialmente quando há afetividade. Conclui-se que é preciso pensar em propostas pedagógicas que sejam significativas para os alunos. Para tanto, foi desenvolvido um plano de ação com intervenções pedagógicas, cujo objetivo foi o de provocar a mudança de atitudes e hábitos familiares e escolares que valorizem práticas de leitura e escrita. |
Assunto: | Professores de ensino fundamental Formação Rendimento escolar Desempenho nas crianças Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino Disturbios da aprendizagem |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNXA |
Data do documento: | 9-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
kamilla_veronezi_martins.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.