Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNXA
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Práticas de leitura e escrita em turmas do primeiro ciclo: percepções de alunos e pais de alunos sobre o sucesso e insucesso escolar |
Authors: | Kamilla Veronezi Martins |
First Advisor: | Josiley Francisco de Souza |
First Referee: | Maria Elaine Moreira de Morais |
Abstract: | Este trabalho buscou analisar as práticas de leitura e escrita em turmas do 3º ano do primeiro ciclo a partir de entrevistas realizadas com os pais de alunos e com os alunos com sucesso e insucesso escolar. Apresentou como objetivo a identificação de variáveis que contribuem para que um grupo de alunos seja avaliado como casos de sucesso em uma escola da periferia de Belo Horizonte, sobre a ótica dos sujeitos envolvidos. Para tanto, buscou-se fundamentar em estudos teóricos do campo da educação, entendimentos sobre a temática em Magda Soares, Roxane Rojo, Maria Alice Nogueira e Bernad Lahire. Adotou-se a metodologia de Estudo de Caso e recorreu-se à revisão bibliográfica, à análise documental e entrevistas realizadas com alunos e suas respectivas famílias. Os resultados da pesquisa evidenciam que o relacionamento família-escola pode contribuir de maneira significativa no êxito escolar dos alunos. O acompanhamento por parte dos pais, ajudando seus filhos a terem disciplina, responsabilidade e organização foram vistos como marcos de fatores de sucesso. A relação entre professor e aluno também foi percebida como ponto importante, especialmente quando há afetividade. Conclui-se que é preciso pensar em propostas pedagógicas que sejam significativas para os alunos. Para tanto, foi desenvolvido um plano de ação com intervenções pedagógicas, cujo objetivo foi o de provocar a mudança de atitudes e hábitos familiares e escolares que valorizem práticas de leitura e escrita. |
Subject: | Professores de ensino fundamental Formação Rendimento escolar Desempenho nas crianças Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino Disturbios da aprendizagem |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNXA |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
kamilla_veronezi_martins.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.