Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Keley Cristina de Souza Russo
primer Tutor: Carlos Augusto Novais
primer miembro del tribunal : Daniela Freitas Brito Montuani
Resumen: Este trabalho apresenta a descrição e a análise das práticas de leitura literária realizadas emuma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada na região norte de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma pesquisabibliográfica acerca das teorias de leitura literária e uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas, denominadas Hora do Conto, Visita à Biblioteca, Livro com Arte, Leitura Compartilhada e Leitura Autônoma. Foram trabalhados conceitos relacionados aoletramento literário, tais como mediação, círculos de leitura (COSSON, 2014), e associados às estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Embora as práticas realizadas necessitem de certas adequações, como, por exemplo, a ampliação do repertório literário, já que contemplaramapenas o texto verbal e o imagético, elas constituem-se práticas significativas rumo ao letramento literário, uma vez que, muitas delas, possibilitaram aos alunos expor suas opiniões e impressões acerca das obras lidas, estabelecendo assim uma troca de experiências entre eles.
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX
Fecha del documento: 9-may-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
keley_cristina_de_souza_russo.pdf17.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.