Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Augusto Novaispt_BR
dc.contributor.referee1Daniela Freitas Brito Montuanipt_BR
dc.creatorKeley Cristina de Souza Russopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T17:29:24Z-
dc.date.available2019-08-14T17:29:24Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a descrição e a análise das práticas de leitura literária realizadas emuma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada na região norte de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma pesquisabibliográfica acerca das teorias de leitura literária e uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas, denominadas Hora do Conto, Visita à Biblioteca, Livro com Arte, Leitura Compartilhada e Leitura Autônoma. Foram trabalhados conceitos relacionados aoletramento literário, tais como mediação, círculos de leitura (COSSON, 2014), e associados às estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Embora as práticas realizadas necessitem de certas adequações, como, por exemplo, a ampliação do repertório literário, já que contemplaramapenas o texto verbal e o imagético, elas constituem-se práticas significativas rumo ao letramento literário, uma vez que, muitas delas, possibilitaram aos alunos expor suas opiniões e impressões acerca das obras lidas, estabelecendo assim uma troca de experiências entre eles.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.titleO papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
keley_cristina_de_souza_russo.pdf17.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.