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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Keley Cristina de Souza Russo |
Primeiro Orientador: | Carlos Augusto Novais |
Primeiro membro da banca : | Daniela Freitas Brito Montuani |
Resumo: | Este trabalho apresenta a descrição e a análise das práticas de leitura literária realizadas emuma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada na região norte de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma pesquisabibliográfica acerca das teorias de leitura literária e uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas, denominadas Hora do Conto, Visita à Biblioteca, Livro com Arte, Leitura Compartilhada e Leitura Autônoma. Foram trabalhados conceitos relacionados aoletramento literário, tais como mediação, círculos de leitura (COSSON, 2014), e associados às estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Embora as práticas realizadas necessitem de certas adequações, como, por exemplo, a ampliação do repertório literário, já que contemplaramapenas o texto verbal e o imagético, elas constituem-se práticas significativas rumo ao letramento literário, uma vez que, muitas delas, possibilitaram aos alunos expor suas opiniões e impressões acerca das obras lidas, estabelecendo assim uma troca de experiências entre eles. |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX |
Data do documento: | 9-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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