Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCKLJ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A utilização das obras literárias nas práticas de ensino aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Miriam Dias Gomes
Primeiro Orientador: Maria Gorete Neto
Primeiro membro da banca : Claudia Starling Bosco
Resumo: O objetivo geral do projeto de intervenção foi verificar como as obras literárias podem contribuir para o processo da aquisição da compreensão da leitura e escrita. Foi realizado um projeto de intervenção na escola Municipal Milton Campos (EMILCAM) em uma turma do 2° ano do 1° ciclo durante os meses de agosto a outubro de 2014. O projeto trabalhou com uma produção literária baseada no livro Romeu e Julieta de Ruth Rocha, inspirado no famoso romance de Wiliam Shakespeare com o mesmo nome. Os resultados indicam que o projeto atendeu aos objetivos propostos, pois os alunos estiveram integrados em torno de atividades lúdicas, mas ao mesmo tempo, extremamente relevantes para desenvolver o processo de alfabetização. Diante dos resultados alcançados, sugere-se a expansão deste projeto para outras turmas e novos livros, sempre em busca da melhoria do processo de alfabetização e letramento das crianças.
Assunto: Leitura Estudo e ensino 
Professores de ensino fundamental Formação 
Alfabetização 
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCKLJ
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
miriam_dias_gomes.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.