Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQAV
Type: Monografias de Especialização
Title: a elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticos
Authors: Andre Spinelli Rodrigues
Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
First Referee: Luciana Maria de Souza
Abstract: Este projeto de intervenção consistiu na elaboração de itens pedagógicos dirigidos a estudantes do sétimo e do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mestre Ataíde, em Belo Horizonte, incorporando elementos que proporcionaram a reflexão sobre as representações das africanidades e sua condição matricial da cultura e identidade brasileiras. A seleção de textos da literatura africana e de vídeos que interrogam o racismo serviu para expor o quão desconhecido é este assunto pela escola tanto pelos(as) docentes quanto pelos(as) estudantes. Além de apontar uma metodologia de consolidação do disposto na Lei 10.639/2003, este movimento crítico-pedagógico forneceu indicadores à escola para o refinamento de critérios para a avaliação de livros-textos e para a adoção de princípios de organização e planejamentos didáticos que contemplem a diversidade étnica no contexto escolar.
Subject: Educação Relações etnicas
Professores de ensino fundamental Formação 
Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação Relações de gênero 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQAV
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andr__spinelli_rodrigues.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.