Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQAV
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | a elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticos |
Authors: | Andre Spinelli Rodrigues Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
First Referee: | Luciana Maria de Souza |
Abstract: | Este projeto de intervenção consistiu na elaboração de itens pedagógicos dirigidos a estudantes do sétimo e do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mestre Ataíde, em Belo Horizonte, incorporando elementos que proporcionaram a reflexão sobre as representações das africanidades e sua condição matricial da cultura e identidade brasileiras. A seleção de textos da literatura africana e de vídeos que interrogam o racismo serviu para expor o quão desconhecido é este assunto pela escola tanto pelos(as) docentes quanto pelos(as) estudantes. Além de apontar uma metodologia de consolidação do disposto na Lei 10.639/2003, este movimento crítico-pedagógico forneceu indicadores à escola para o refinamento de critérios para a avaliação de livros-textos e para a adoção de princípios de organização e planejamentos didáticos que contemplem a diversidade étnica no contexto escolar. |
Subject: | Educação Relações etnicas Professores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Relações de gênero |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQAV |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
andr__spinelli_rodrigues.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.