Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQRGL
Type: Monografias de Especialização
Title: A vivência dos apelidos racistas em uma escola de Belo Horizonte
First Advisor: Rodrigo Ednilson de Jesus
Abstract: Parte integrante do Curso Educação, Diversidade e Relações Étnico-raciais e de Gênero ofertado pelo LASEB, este trabalho enfoca a questão dos apelidos racistas em uma escola de Belo Horizonte, localizada na Regional Venda Nova. Para este trabalho foram considerados dados de grupos de estudantes do 9º ano. Foi estabelecido um cronograma de atividades que incluiu, entre outros, rodas de conversa, aplicação de questionários, realização de uma feira de cultura afro, exposição de filmes e documentários. Tudo com o intuito de se trabalhar situações envolvendo racismo, preconceito e discriminação racial. Buscou-se também exploração de bibliografias várias para evidenciar o conhecimento e a valorização do negro e do Continente Africano, com o objetivo de desconstruir uma visão eurocêntrica presente em nossa sociedade. Foi possível perceber, através das discussões e análises feitas, o quanto ainda precisa-se avançar na implantação da Lei 10.639/ 2003. É uma Lei ainda desconhecida por boa parte da comunidade escolar. E ainda, ficou evidenciado o quanto estas discussões, trazidas para o contexto da sala de aula, colaboram para tornar nossos alunos mais críticos e conscientes de seu pertencimento racial.
Subject: Educação intercultural 
Professores de ensino fundamental Formação 
Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) 
Discriminação na educação 
Educação Relações etnicas 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQRGL
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cilene_franco_de_sousa.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.