Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQRPE
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jose Raimundo Lisboa da Costapt_BR
dc.creatorCláudia Alves Rezendept_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T15:16:01Z-
dc.date.available2019-08-12T15:16:01Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQRPE-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a intervenção desenvolvida no ano de 2014 na UnidadeMunicipal Alaíde Lisboa (UMEI) com a turma Delicadeza composta por crianças de cincoanos. O objetivo foi apresentar teórica e historicamente, aspectos significativos da capoeiracomo jogo e música, na educação infantil, valorizando a cultura negra ,promovendo o respeitoà diversidade étnico-racial e aplicar a Lei 10.639/03. O plano de ação foi dividido em etapascom rodas de conversas para sondagens, aulas teóricas sobre as raízes da capoeira,representações por desenhos, aulas práticas de capoeira e análise das músicas cantadas nasrodas de capoeira. Os objetivos do plano foram alcançados. As crianças demonstraraminteresse e consegui perceber a mudança no trato com o outro e no respeito às diferenças. Acapoeira foi valorizada!pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectLei 10639/03pt_BR
dc.subject.otherEducação intercultural pt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherMulticulturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) pt_BR
dc.subject.otherEducação Relações etnicas pt_BR
dc.titleCapoeira: reflexão teórica e histórica sobre as raízes da capoeirapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudia_alves_rezende.pdf18.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.