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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRKKF
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Histórias Brasil/ Áfricas: heranças e presenças no universo brasileiro |
Autor(es): | Ediléia Alves Vieira |
Primeiro Orientador: | Jose Raimundo Lisboa da Costa |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a relevância do trabalho com a lei 10.639/03 no segmento da educação infantil. O trabalho teve como desenvolvimento do plano de ação o resgate de alguns aspectos da cultura e História africana, utilizando como ferramenta didática a literatura infantil. Buscou-se nos contos africanos a beleza de sua sabedoria e na ficção de seus documentários o encontro com as heranças de nosso pertencimento. O Plano de Ação propôs reconhecer as possibilidades e o desejo de entender o outro como parte constituinte do que somos. Partindo da apropriação da história da formação do povo brasileiro como um bem cultural que deve ser conhecido por todos, pretendeu-se deslocar o pensamento e o discurso referente ao negro, propondo uma concepção que emerge outros signos e significados, outras lógicas que direcionam para uma prática que nos leve a equidade racial |
Assunto: | Professores de ensino fundamental Formação Leitura Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRKKF |
Data do documento: | 9-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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