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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRNKM
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Educação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridade |
Autor(es): | Hélen dos Santos de Araujo |
Primeiro Orientador: | Jose Raimundo Lisboa da Costa |
Resumo: | O presente trabalho analisou a construção das relações e os afetos no ambiente escolar na educação infantil, com o intuito de fomentar socializações baseadas no respeito às diferenças e na tolerância. A partir da análise do panorama político e social da formação da nação brasileira, diante do paradigma do eurocentrismo impondo modelos e padronizando o mundo conforme seus ditames, e, da propositura da Lei .10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do resgate e valorização da história e cultura afro brasileira, foi levantada a base para a fundamentação teórica deste trabalho. Conceitos de identidade e alteridade foram levantados e aprofundados para engendrar uma metodologia que contemplasse a realidade das crianças que foram atingidas pelo Plano de Ação proposto. Atividades de inteiração, conhecimento e resgate de culturas foram propostas e realizadas no ambiente escolar, sob o grande questionamento: Qual é o papel do professor no processo de formação identitária dos alunos e dos seus afetos a partir do reconhecimento da imagem do outro? |
Assunto: | Socialização Educação de crianças Educação intercultural Educação Relações etnicas |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRNKM |
Data do documento: | 9-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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