Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRNKM
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridade
Authors: Hélen dos Santos de Araujo
First Advisor: Jose Raimundo Lisboa da Costa
Abstract: O presente trabalho analisou a construção das relações e os afetos no ambiente escolar na educação infantil, com o intuito de fomentar socializações baseadas no respeito às diferenças e na tolerância. A partir da análise do panorama político e social da formação da nação brasileira, diante do paradigma do eurocentrismo impondo modelos e padronizando o mundo conforme seus ditames, e, da propositura da Lei .10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do resgate e valorização da história e cultura afro brasileira, foi levantada a base para a fundamentação teórica deste trabalho. Conceitos de identidade e alteridade foram levantados e aprofundados para engendrar uma metodologia que contemplasse a realidade das crianças que foram atingidas pelo Plano de Ação proposto. Atividades de inteiração, conhecimento e resgate de culturas foram propostas e realizadas no ambiente escolar, sob o grande questionamento: Qual é o papel do professor no processo de formação identitária dos alunos e dos seus afetos a partir do reconhecimento da imagem do outro?
Subject: Socialização  
Educação de crianças  
Educação intercultural  
Educação Relações etnicas 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRNKM
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
helen_dos_santos_de_ara_jo.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.