Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRQE7
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação e diversidade racial: um diálogo possível
Authors: Jeaneth Del Pavone Couy Gomes
First Advisor: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Abstract: O objetivo do presente trabalho foi fazer uma discussão teórica acerca dos preconceitos raciais, juntamente a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, bem como dimensionar através de intervenções com os alunos, uma consciência necessária à melhor convivência e os possíveis desdobramentos na sociedade. Pretendemos proporcionar debates e atividades a partir de aulas voltadas para a história e cultura africana e as estereotipias raciais, envolvendo questões relacionadas àdiscriminação racial, justificando-se pela importância de se debater caminhos para a viabilidade de convivência e respeito mútuo entre as pessoas, especialmente no contexto escolar. Os resultados positivos do projeto de ação demonstram que a relevância em se tratar do racismo nas escolas advêm da necessidade de capacitações que despertem o interesse por mudanças no processo de ensino e aprendizagem, passíveis de promover maior compreensão e aceitação das diversidades. Desta forma, tratando dos desafios das diversidades nas escolas e da atenção necessária ao tema, concluo que deverá ser considerado que o esclarecimento começa em sala de aula e na comunidade escolar, certamente estendendo-se a toda uma sociedade.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação Relações de gênero 
Educação Relações etnicas 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRQE7
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jeaneth_del_pavone_couy_gomes.pdf281.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.