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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRQSH
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Possibilidades e desafios no debate sobre hierarquias de gênero e questões étnico-raciais em sala de aula |
Autor(es): | Karine Luiza Ferreira |
primer Tutor: | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
primer miembro del tribunal : | Luciana Maria de Souza |
Resumen: | Historicamente as mulheres possuem uma trajetória de desqualificação generalizada que naprática se expressa através da violência, exploração sexual, assédios e diversos tipos de situações vexatórias e humilhantes. No que se refere às mulheres negras, as situações de discriminação e desvalorização são ainda mais perversas, pois envolvem estigmas ligados àhierarquia de gênero e aos preconceitos étnico-raciais. O presente trabalho resulta da apresentação e reflexão acerca de uma ação educativa prática que buscou trazer para o cotidiano escolar, diálogos e reflexões sobre as desigualdades nas relações de gênero. Esteparte da premissa de que a desvalorização daquilo que está ligado ao universo feminino e a valorização daquilo que está associado à masculinidade é algo que se mantém enraizado socialmente e é (re)produzido recorrentemente no ambiente escolar. Na tentativa de romper com programas curriculares que se caracterizam pela ausência de discussões que envolvem a história das mulheres, assim como, de outros grupos marginalizados socialmente, a proposta pedagógica sistematizada nesse trabalho foi elaborada dando centralidade às discussões em sala de aula que colocam em evidência a temática das discriminações relativas à desigualdade de gênero e étnico-racial. Parto do pressuposto de que para construirmos uma sociedadefundamentada na equidade e justiça social e ainda, capaz de promover o reconhecimento e a valorização dos grupos que foram marginalizados e silenciados ao longo de nossa história, devemos pensar o currículo dentro de uma perspectiva não hegemônica e que traduza asdiferenças que constituem nossa sociedade, buscando superar discriminações e desigualdades socioeconômicas de grupos historicamente invizibilizados. |
Asunto: | Educação Relações etnicas Professores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Relações de gênero |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRQSH |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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