Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRQSH
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Possibilidades e desafios no debate sobre hierarquias de gênero e questões étnico-raciais em sala de aula
Autor(es): Karine Luiza Ferreira
Primeiro Orientador: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Primeiro membro da banca : Luciana Maria de Souza
Resumo: Historicamente as mulheres possuem uma trajetória de desqualificação generalizada que naprática se expressa através da violência, exploração sexual, assédios e diversos tipos de situações vexatórias e humilhantes. No que se refere às mulheres negras, as situações de discriminação e desvalorização são ainda mais perversas, pois envolvem estigmas ligados àhierarquia de gênero e aos preconceitos étnico-raciais. O presente trabalho resulta da apresentação e reflexão acerca de uma ação educativa prática que buscou trazer para o cotidiano escolar, diálogos e reflexões sobre as desigualdades nas relações de gênero. Esteparte da premissa de que a desvalorização daquilo que está ligado ao universo feminino e a valorização daquilo que está associado à masculinidade é algo que se mantém enraizado socialmente e é (re)produzido recorrentemente no ambiente escolar. Na tentativa de romper com programas curriculares que se caracterizam pela ausência de discussões que envolvem a história das mulheres, assim como, de outros grupos marginalizados socialmente, a proposta pedagógica sistematizada nesse trabalho foi elaborada dando centralidade às discussões em sala de aula que colocam em evidência a temática das discriminações relativas à desigualdade de gênero e étnico-racial. Parto do pressuposto de que para construirmos uma sociedadefundamentada na equidade e justiça social e ainda, capaz de promover o reconhecimento e a valorização dos grupos que foram marginalizados e silenciados ao longo de nossa história, devemos pensar o currículo dentro de uma perspectiva não hegemônica e que traduza asdiferenças que constituem nossa sociedade, buscando superar discriminações e desigualdades socioeconômicas de grupos historicamente invizibilizados.
Assunto: Educação Relações etnicas
Professores de ensino fundamental Formação 
Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação Relações de gênero
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRQSH
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karine_luiza_ferreira.pdf7.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.