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dc.contributor.advisor1Paulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.contributor.referee1Luciana Maria de Souzapt_BR
dc.creatorKarine Luiza Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T09:02:17Z-
dc.date.available2019-08-10T09:02:17Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRQSH-
dc.description.resumoHistoricamente as mulheres possuem uma trajetória de desqualificação generalizada que naprática se expressa através da violência, exploração sexual, assédios e diversos tipos de situações vexatórias e humilhantes. No que se refere às mulheres negras, as situações de discriminação e desvalorização são ainda mais perversas, pois envolvem estigmas ligados àhierarquia de gênero e aos preconceitos étnico-raciais. O presente trabalho resulta da apresentação e reflexão acerca de uma ação educativa prática que buscou trazer para o cotidiano escolar, diálogos e reflexões sobre as desigualdades nas relações de gênero. Esteparte da premissa de que a desvalorização daquilo que está ligado ao universo feminino e a valorização daquilo que está associado à masculinidade é algo que se mantém enraizado socialmente e é (re)produzido recorrentemente no ambiente escolar. Na tentativa de romper com programas curriculares que se caracterizam pela ausência de discussões que envolvem a história das mulheres, assim como, de outros grupos marginalizados socialmente, a proposta pedagógica sistematizada nesse trabalho foi elaborada dando centralidade às discussões em sala de aula que colocam em evidência a temática das discriminações relativas à desigualdade de gênero e étnico-racial. Parto do pressuposto de que para construirmos uma sociedadefundamentada na equidade e justiça social e ainda, capaz de promover o reconhecimento e a valorização dos grupos que foram marginalizados e silenciados ao longo de nossa história, devemos pensar o currículo dentro de uma perspectiva não hegemônica e que traduza asdiferenças que constituem nossa sociedade, buscando superar discriminações e desigualdades socioeconômicas de grupos historicamente invizibilizados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEquidade de gêneropt_BR
dc.subjecthierarquia de gêneropt_BR
dc.subject.otherEducação Relações etnicaspt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherMulticulturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherEducação Relações de gêneropt_BR
dc.titlePossibilidades e desafios no debate sobre hierarquias de gênero e questões étnico-raciais em sala de aulapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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