Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSK6K
Type: Monografias de Especialização
Title: O lúdico e a construção das identidades de crianças afro-brasileiras
Authors: Leila Mara da Silva Viana
First Advisor: Jose Raimundo Lisboa da Costa
Abstract: A proposta deste plano de Ação realizado na UMEI- Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte Carlos Prates Danielle Mitterrand, teve como objetivo abordar a temática étnico-racial com crianças de 02 e 03 anos. Foi elaborado a partir de observações, nos momentos das brincadeiras livres com os brinquedos da sala, que muitas crianças, principalmente as crianças negras, não tinham as bonecas negras como a sua opção de escolha. E, nessa faixa etária, as bonecas (os) são ferramentas para muitas brincadeiras entre todos, meninos e meninas. O desenvolvimento do plano de ação mostrou o quão é importante o lúdico para que as crianças possam desenvolver e construir identidades positivas. Sendo utilizados como suporte: livros literários infantis, nos quais os negros são personagens principais e bonecas (os) negras (os) em todos os momentos do projeto em sala de aula e fora dela, o (a) boneco (a) itinerante. Teve-se como busca proporcionar às crianças subsídios para a construção de identidade e autoestima positiva desde a primeira infância. Tal reconhecimento e ressignificação étnica identitária demonstrou ser um esforço para além de uma implantação de dispositivo legal. Sendo necessário um trabalho contínuo de toda a comunidade.
Subject: Educação Relações etnicas
Professores de ensino fundamental Formação 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSK6K
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leila_mara_da_silva_viana.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.