Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSKVU
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Trabalhando a autoestima de crianças negras no ambiente escolar desfazendo preconceitos e estereótipos: desfazendo preconceitos e estereótipos |
Authors: | Luciângela Amanda Reis |
First Advisor: | Rodrigo Ednilson de Jesus |
Abstract: | Este trabalho se justifica pelo cumprimento formal a uma demanda do LASEB com ênfase em Educação e Relações Étnicorraciais, oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais; no qual estou inserida em processo de formação desde fevereiro de 2014. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender e contribuir com o processo de (re)construção da identidade racial de crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prefeito Souza Lima. Além do referencial teórico sobre as relações étnicorraciais no Brasil; como metodologia, foram utilizados a exibição de filmes e documentários que abordam a questão étnicorracial, uma Feira de Cultura Afro-brasileira, um Afro-diálogo dos professores com integrantes da Casa África na escola e várias outras ações abordando essa temática. Este Plano de Ação visa sensibilizar e despertar a atenção destas crianças e do corpo docente para o estudo e a discussão das relações étnicorraciais, oferecendo aos alunos possibilidades de identificação, reconhecimento, pertencimento racial e a valorização da negritude. |
Subject: | Educação Relações etnicas Professores de ensino fundamental Formação Motivação na educação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSKVU |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
luci_ngela_amanda_reis.pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.