Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADULRB
Type: Monografias de Especialização
Title: como potencializar a leitura no processo de alfabetização
Authors: Maria Elizabeth Martins Borba
First Advisor: Marlene Maria Machado da Silva
First Referee: Magda Helena Balbino Casarotti
Abstract: A literatura infantil é uma ferramenta fundamental na constituição do leitor, por isso, torna-se necessário utilizá-la de maneira prazerosa, a fim de estimular o gosto e contribuir na formação de leitores com o auxílio e envolvimento da família. Esta pesquisa é o relato do plano de intervenção do trabalho de literatura, aplicado na turma A, de primeiro ano, do primeiro ciclo do ensino fundamental, durante o ano de 2014, que teve por objetivo despertar o interesse e o desejo de ler em crianças no início da alfabetização. Este trabalho foi estruturado da seguinte forma: pesquisa através do questionário de aproximação família-escola, pesquisa bibliográfica, ficha literária e talão de cheques vale livro. Após a realização do trabalho com os alunos, dos questionários tabulados, das leituras bibliográficas, percebe-se que os resultados não foram satisfatórios. Embora os pais demonstrem interesse nos estudos dos seus filhos e tenham desejo de que eles cheguem a Universidade, as famílias, salvo raras exceções, não conseguem auxiliar e contribuir para que seus filhos adquiram o hábito de leitura de obras literárias, e isso indica que é necessário realizar um trabalho com a leitura e literatura mais efetivo dentro da escola.
Subject: Leitura Estudo e ensino 
Professores de ensino fundamental Formação 
Letramento  
Alfabetização 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADULRB
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_elizabeth_martins_borba.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.