Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXFRR
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A prática docente no contexto da alfabetização: uma pesquisa autobibliográfica |
Autor(es): | Marlúcia Martins Soares Silva |
primer Tutor: | Luciana de Oliveira Silva |
primer miembro del tribunal : | Daiane Marques Silva |
Resumen: | O presente trabalho procura refletir sobre minha prática pedagógica no primeiro ano do ciclo de alfabetização, numa turma de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Busquei compreender os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos e analisar como metodologias alternativas influenciam o processo de aprendizagem. A observação foi o ponto de partida da investigação. Além disso, propus atividades que proporcionassem, ao aluno, oportunidades para avançar no seu desenvolvimento e aprendizagem no tocante à alfabetização. Assim, a proposta da intervenção realizada foi baseada nos estudos de Ana Teberosky e Emília Ferreiro, que trabalham com os diferentes níveis de aprendizagem. Os resultados vêm demonstrar a importância de práticas pedagógicas diversificadas, que visam oportunizar, aos alunos, formas de superar suas dificuldades. O trabalho com o agrupamento flexível e o uso da informática foi de suma importância no processo. |
Asunto: | Professores de ensino fundamental Formação Alfabetização Prática de ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXFRR |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
marl_cia_martins_soares_silva.pdf | 609.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.