Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXFRR
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A prática docente no contexto da alfabetização: uma pesquisa autobibliográfica
Autor(es): Marlúcia Martins Soares Silva
Primeiro Orientador: Luciana de Oliveira Silva
Primeiro membro da banca : Daiane Marques Silva
Resumo: O presente trabalho procura refletir sobre minha prática pedagógica no primeiro ano do ciclo de alfabetização, numa turma de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Busquei compreender os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos e analisar como metodologias alternativas influenciam o processo de aprendizagem. A observação foi o ponto de partida da investigação. Além disso, propus atividades que proporcionassem, ao aluno, oportunidades para avançar no seu desenvolvimento e aprendizagem no tocante à alfabetização. Assim, a proposta da intervenção realizada foi baseada nos estudos de Ana Teberosky e Emília Ferreiro, que trabalham com os diferentes níveis de aprendizagem. Os resultados vêm demonstrar a importância de práticas pedagógicas diversificadas, que visam oportunizar, aos alunos, formas de superar suas dificuldades. O trabalho com o agrupamento flexível e o uso da informática foi de suma importância no processo.
Assunto: Professores de ensino fundamental Formação 
Alfabetização 
Prática de ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXFRR
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marl_cia_martins_soares_silva.pdf609.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.