Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXH73
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O ensino da língua inglesa no contexto da escola pública: um estudo sobre fatores desmotivadores
Autor(es): Wagner Oliveira da Silva
Primeiro Orientador: Maria Alice Moreira Lima
Primeiro membro da banca : Fernanda do Valle Corrêa Ramos
Resumo: As pesquisas sobre motivação na aprendizagem de língua inglesa (LI) revelam crenças de professores de escolas públicas e estudantes de Letras, seja pela importância dada aos cursos de línguas, seja pelas dificuldades encontradas no contexto da educação pública. Alguns pontos comuns sobre essas crenças são encontrados na literatura aqui analisada, a exemplo de Miccoli (2007), Gasparini (2005), Pessoa e Pinto (2013), entre outros, sobre fatores negativos que desmotivam o ensino e a aprendizagem dessa língua, segundo os professores entrevistados. Com isso, a desmotivação é considerada como um fator importante para reflexão sobre as práticas de professores. Este trabalho também faz uma reflexão sobre fatores observados durante a minha experiência vivida ao longo de dez anos em escola pública, situada em uma comunidade de risco, com cotidiano atribulado, a qual atende comunidades de risco. Nesse sentido, a demanda do contexto social de suas comunidades é considerada um fator desmotivador a ser contemplado, à luz dos documentos referentes à educação básica, na proposta de eixos transversais, visando a qualidade no ensino da língua inglesa.
Assunto: Professores de ensino fundamental Formação 
Lingua inglesa (Primeiro grau) Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXH73
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
wagner_oliveira_da_silva.pdf470.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.