Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXHZ9
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A turma do fundão: entre o reconhecimento e a segregação
Autor(es): Luismar de Paiva
Primeiro Orientador: Maria Alice Moreira Lima
Primeiro membro da banca : Fernanda do Valle Corrêa Ramos
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso parte em busca da compreensão do por que alunos considerados bons, no aspecto cognitivo, estavam cursando um programa de correção de fluxo. Ao ouvir os alunos e confrontá-los com a fala de seus antigos professores descobri que eles ocupam o fundo das salas de aula, possuem uma cultura própria que os identifica e na qual se reconhecem e que por fazerem parte da turma do fundão acabam sendo segregados por alguns professores que, ao vivenciarem um mal estar na educação, transferem a responsabilidade do comportamento dos alunos às famílias ditas desestruturadas.
Assunto: Professores de ensino fundamental Formação 
Psicologia da aprendizagem 
Psicologia educacional 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXHZ9
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciane_de_souza_gomes.pdf154.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.