Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXHZ9
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A turma do fundão: entre o reconhecimento e a segregação |
Autor(es): | Luismar de Paiva |
Primeiro Orientador: | Maria Alice Moreira Lima |
Primeiro membro da banca : | Fernanda do Valle Corrêa Ramos |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso parte em busca da compreensão do por que alunos considerados bons, no aspecto cognitivo, estavam cursando um programa de correção de fluxo. Ao ouvir os alunos e confrontá-los com a fala de seus antigos professores descobri que eles ocupam o fundo das salas de aula, possuem uma cultura própria que os identifica e na qual se reconhecem e que por fazerem parte da turma do fundão acabam sendo segregados por alguns professores que, ao vivenciarem um mal estar na educação, transferem a responsabilidade do comportamento dos alunos às famílias ditas desestruturadas. |
Assunto: | Professores de ensino fundamental Formação Psicologia da aprendizagem Psicologia educacional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXHZ9 |
Data do documento: | 9-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
luciane_de_souza_gomes.pdf | 154.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.