Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXHZ9
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Alice Moreira Lima | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernanda do Valle Corrêa Ramos | pt_BR |
dc.creator | Luismar de Paiva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T22:29:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T22:29:24Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXHZ9 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso parte em busca da compreensão do por que alunos considerados bons, no aspecto cognitivo, estavam cursando um programa de correção de fluxo. Ao ouvir os alunos e confrontá-los com a fala de seus antigos professores descobri que eles ocupam o fundo das salas de aula, possuem uma cultura própria que os identifica e na qual se reconhecem e que por fazerem parte da turma do fundão acabam sendo segregados por alguns professores que, ao vivenciarem um mal estar na educação, transferem a responsabilidade do comportamento dos alunos às famílias ditas desestruturadas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Segregação | pt_BR |
dc.subject | desestruturadas | pt_BR |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.subject | Identificação | pt_BR |
dc.subject | Turma do fundão | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.title | A turma do fundão: entre o reconhecimento e a segregação | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
luciane_de_souza_gomes.pdf | 154.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.