Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXHZ9
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Alice Moreira Limapt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda do Valle Corrêa Ramospt_BR
dc.creatorLuismar de Paivapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T22:29:24Z-
dc.date.available2019-08-09T22:29:24Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXHZ9-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso parte em busca da compreensão do por que alunos considerados bons, no aspecto cognitivo, estavam cursando um programa de correção de fluxo. Ao ouvir os alunos e confrontá-los com a fala de seus antigos professores descobri que eles ocupam o fundo das salas de aula, possuem uma cultura própria que os identifica e na qual se reconhecem e que por fazerem parte da turma do fundão acabam sendo segregados por alguns professores que, ao vivenciarem um mal estar na educação, transferem a responsabilidade do comportamento dos alunos às famílias ditas desestruturadas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSegregaçãopt_BR
dc.subjectdesestruturadaspt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectIdentificaçãopt_BR
dc.subjectTurma do fundãopt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherPsicologia da aprendizagem pt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacional pt_BR
dc.titleA turma do fundão: entre o reconhecimento e a segregaçãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luciane_de_souza_gomes.pdf154.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.