Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQ
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais |
Authors: | Flaviana Meiriela Aparecida Baldoino |
First Advisor: | Barbara de Oliveira Ahouagi |
First Referee: | Maria Luiza Dias Viana |
Abstract: | Este trabalho relata o processo de inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais. Inicialmente, é apresentado um histórico de sobre a inclusão, relatando como foi a trajetória da inclusão no Brasil, ressaltando os desafios e possibilidades da inclusão no ensino regular. Em seguida é discutido e questionado sobre a inclusão do aluno com deficiência visual, dando ênfase ao ensino de Artes Visuais e o papel do professor nesse processo. Nesse capítulo também é abordado as questões de adaptação do espaço e do material para o aluno com deficiência visual dentro do ensino de Artes Visuais. Dando sequência, é apresentado um projeto com referência nas obras de Lygia Clark, relatando a possibilidade e as adaptações necessárias para a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais, e ainda sugere algumas atividades e maneiras que possam ajudar e facilitar a inclusão do aluno com deficiência visual. Ao final, são feitas considerações sobre o tema apresentado. |
Subject: | Deficientes visuais Inclusão em educação Arte Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQ |
Issue Date: | 5-Mar-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
flaviana_baldoino___monografia_final.pdf | 629.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.