Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6QTZ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Aporte multidisciplinar no ensino de Artes: um estudo de caso na Escola Estadual Samuel Engel
Autor(es): Meire Aparecida Ribeiro Tavares
Primeiro Orientador: Fabiana de Lucca Munaier
Resumo: Considerando-se a multidisciplinariedade uma forma atrativa e motivacional para trabalhar conteúdos escolares, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: É possível alavancar e tornar mais consistente o Ensino de Artes através da associação de diferentes campos do saber? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que a Arte é muito importante na formação do ser humano e pode ser trabalhada associada a outras áreas do conhecimento. O estudo tem por objetivo incentivar projetos que trabalhe contínua e permanentemente oportunizando alunos a atuar ativamente na sociedade e serem multiplicadores de uma cultura que privilegie o uso da Arte associado a outras disciplinas; contribuir com o estímulo à associação entre teoria e prática nas aulas; colaborar para o desenvolvimento de novas possibilidades pedagógicas no Ensino de Artes com foco interdisciplinar; relatar alguns desafios encontrados em um contexto real e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza questionário e observações informais.
Assunto: Arte Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6QTZ
Data do documento: 16-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
meire_artes_indica__es_da_orientadora.pdf446.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.