Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6QTZ
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Aporte multidisciplinar no ensino de Artes: um estudo de caso na Escola Estadual Samuel Engel |
Authors: | Meire Aparecida Ribeiro Tavares |
First Advisor: | Fabiana de Lucca Munaier |
Abstract: | Considerando-se a multidisciplinariedade uma forma atrativa e motivacional para trabalhar conteúdos escolares, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: É possível alavancar e tornar mais consistente o Ensino de Artes através da associação de diferentes campos do saber? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que a Arte é muito importante na formação do ser humano e pode ser trabalhada associada a outras áreas do conhecimento. O estudo tem por objetivo incentivar projetos que trabalhe contínua e permanentemente oportunizando alunos a atuar ativamente na sociedade e serem multiplicadores de uma cultura que privilegie o uso da Arte associado a outras disciplinas; contribuir com o estímulo à associação entre teoria e prática nas aulas; colaborar para o desenvolvimento de novas possibilidades pedagógicas no Ensino de Artes com foco interdisciplinar; relatar alguns desafios encontrados em um contexto real e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza questionário e observações informais. |
Subject: | Arte Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6QTZ |
Issue Date: | 16-Apr-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
meire_artes_indica__es_da_orientadora.pdf | 446.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.