Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMMUC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santer Alvares de Matospt_BR
dc.creatorJuliana Roberto de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T00:30:30Z-
dc.date.available2019-08-11T00:30:30Z-
dc.date.issued2012-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMMUC-
dc.description.resumoTem-se na abordagem investigativa uma proposta na qual os envolvidos interagem com a aprendizagem, constroem questões, levantam hipóteses, analisam evidências e comunicam os resultados. Entende-se que os benefícios dessa proposta pedagógica não estão atrelados a campos específicos do conhecimento. Partindo desse ponto, a presente pesquisa apresenta uma análise sobre as ideias de investigação, ensino por investigação e atividades investigativas de dez professores de uma escola pública do município de Betim, Minas Gerais. O objetivo principal é examinar os sentidos que professores de diversos componentes curriculares atribuem ao ensino por investigação. Os participantes responderam a um questionário aberto e as respostas foram analisadas e sustentadas nos sentidos de ensino por investigação abordados durante a especialização Ensino de Ciências por Investigação oferecida pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados sinalizam para a necessidade de divulgação da proposta investigativa enquanto metodologia de ensino e também para estudos que relacionem a metodologia em questão aos diversos componentes curriculares uma vez que as publicações existentes estão relacionadas a disciplinas de cunho científicopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino por investigaçãopt_BR
dc.subjectformação continuada de professorespt_BR
dc.subjectatividades investigativaspt_BR
dc.subjectinvestigaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimental pt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formação pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino pt_BR
dc.titleEnsino por investigação: que sentidos professores de diferentes disciplinas atribuem a esta metodologiapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juliana_roberto_de_oliveira_.pdf429.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.