Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMMUC
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santer Alvares de Matos | pt_BR |
dc.creator | Juliana Roberto de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T00:30:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T00:30:30Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMMUC | - |
dc.description.resumo | Tem-se na abordagem investigativa uma proposta na qual os envolvidos interagem com a aprendizagem, constroem questões, levantam hipóteses, analisam evidências e comunicam os resultados. Entende-se que os benefícios dessa proposta pedagógica não estão atrelados a campos específicos do conhecimento. Partindo desse ponto, a presente pesquisa apresenta uma análise sobre as ideias de investigação, ensino por investigação e atividades investigativas de dez professores de uma escola pública do município de Betim, Minas Gerais. O objetivo principal é examinar os sentidos que professores de diversos componentes curriculares atribuem ao ensino por investigação. Os participantes responderam a um questionário aberto e as respostas foram analisadas e sustentadas nos sentidos de ensino por investigação abordados durante a especialização Ensino de Ciências por Investigação oferecida pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados sinalizam para a necessidade de divulgação da proposta investigativa enquanto metodologia de ensino e também para estudos que relacionem a metodologia em questão aos diversos componentes curriculares uma vez que as publicações existentes estão relacionadas a disciplinas de cunho científico | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | atividades investigativas | pt_BR |
dc.subject | investigação | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ciências Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Ensino por investigação: que sentidos professores de diferentes disciplinas atribuem a esta metodologia | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
juliana_roberto_de_oliveira_.pdf | 429.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.