Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMMUC
Type: Monografias de Especialização
Title: Ensino por investigação: que sentidos professores de diferentes disciplinas atribuem a esta metodologia
Authors: Juliana Roberto de Oliveira
First Advisor: Santer Alvares de Matos
Abstract: Tem-se na abordagem investigativa uma proposta na qual os envolvidos interagem com a aprendizagem, constroem questões, levantam hipóteses, analisam evidências e comunicam os resultados. Entende-se que os benefícios dessa proposta pedagógica não estão atrelados a campos específicos do conhecimento. Partindo desse ponto, a presente pesquisa apresenta uma análise sobre as ideias de investigação, ensino por investigação e atividades investigativas de dez professores de uma escola pública do município de Betim, Minas Gerais. O objetivo principal é examinar os sentidos que professores de diversos componentes curriculares atribuem ao ensino por investigação. Os participantes responderam a um questionário aberto e as respostas foram analisadas e sustentadas nos sentidos de ensino por investigação abordados durante a especialização Ensino de Ciências por Investigação oferecida pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados sinalizam para a necessidade de divulgação da proposta investigativa enquanto metodologia de ensino e também para estudos que relacionem a metodologia em questão aos diversos componentes curriculares uma vez que as publicações existentes estão relacionadas a disciplinas de cunho científico
Subject: Aprendizagem experimental 
Professores de ciências Formação 
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMMUC
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juliana_roberto_de_oliveira_.pdf429.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.