Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMTQ56
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O desenho infantil: uma experiência em Artes Visuais na pedagogia Waldorf |
Authors: | Daniela Burato de Oliveira |
First Advisor: | Letícia Weiduschadt |
First Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Second Referee: | Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos |
Abstract: | Compreender o universo infantil não é uma tarefa simples, porém entendê-lo através de uma pedagogia que rege seu conteúdo pela arte, torna-se uma tarefa interessante por descobrir novas estudos pautados pela Antroposofia. Neste trabalho apresentamos a Escola Waldorf e como são orientados seus conteúdos através dos estudos de Rudolf Steiner. Para entender melhor o objeto dessa pesquisa, os quais foram os desenhos dos alunos do primeiro ano da Escola Ipê Amarelo, foi feita uma revisão de literatura no âmbito do desenho infantil. O objetivo desse trabalho foi apresentar a dinâmica das aulas de desenho e observar os resultados dialogando com os autores estudados. Desta forma, foi analisado o processo de aprimoramento dos desenhos dos alunos e como a atuação de um professor de artes ajudou nesse processo. Nesse propósito, conclui-se que a pesquisa permitiu através da reflexão sobre os desenhos um caminho para uma compreensão mais global da criança. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMTQ56 |
Issue Date: | 9-Apr-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_final_daniela_burato.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.