Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMTQ56
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O desenho infantil: uma experiência em Artes Visuais na pedagogia Waldorf
Autor(es): Daniela Burato de Oliveira
Primeiro Orientador: Letícia Weiduschadt
Primeiro membro da banca : Evandro Jose Lemos da Cunha
Segundo membro da banca: Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos
Resumo: Compreender o universo infantil não é uma tarefa simples, porém entendê-lo através de uma pedagogia que rege seu conteúdo pela arte, torna-se uma tarefa interessante por descobrir novas estudos pautados pela Antroposofia. Neste trabalho apresentamos a Escola Waldorf e como são orientados seus conteúdos através dos estudos de Rudolf Steiner. Para entender melhor o objeto dessa pesquisa, os quais foram os desenhos dos alunos do primeiro ano da Escola Ipê Amarelo, foi feita uma revisão de literatura no âmbito do desenho infantil. O objetivo desse trabalho foi apresentar a dinâmica das aulas de desenho e observar os resultados dialogando com os autores estudados. Desta forma, foi analisado o processo de aprimoramento dos desenhos dos alunos e como a atuação de um professor de artes ajudou nesse processo. Nesse propósito, conclui-se que a pesquisa permitiu através da reflexão sobre os desenhos um caminho para uma compreensão mais global da criança.
Assunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMTQ56
Data do documento: 9-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_final_daniela_burato.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.