Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMTQ56
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O desenho infantil: uma experiência em Artes Visuais na pedagogia Waldorf |
Autor(es): | Daniela Burato de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Letícia Weiduschadt |
Primeiro membro da banca : | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Segundo membro da banca: | Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos |
Resumo: | Compreender o universo infantil não é uma tarefa simples, porém entendê-lo através de uma pedagogia que rege seu conteúdo pela arte, torna-se uma tarefa interessante por descobrir novas estudos pautados pela Antroposofia. Neste trabalho apresentamos a Escola Waldorf e como são orientados seus conteúdos através dos estudos de Rudolf Steiner. Para entender melhor o objeto dessa pesquisa, os quais foram os desenhos dos alunos do primeiro ano da Escola Ipê Amarelo, foi feita uma revisão de literatura no âmbito do desenho infantil. O objetivo desse trabalho foi apresentar a dinâmica das aulas de desenho e observar os resultados dialogando com os autores estudados. Desta forma, foi analisado o processo de aprimoramento dos desenhos dos alunos e como a atuação de um professor de artes ajudou nesse processo. Nesse propósito, conclui-se que a pesquisa permitiu através da reflexão sobre os desenhos um caminho para uma compreensão mais global da criança. |
Assunto: | Artes |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMTQ56 |
Data do documento: | 9-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_final_daniela_burato.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.