Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2N85
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação inclusiva e o fazer artístico da criança surda no contexto escolar
Authors: Maria Lourdes dos Santos
First Advisor: Letícia Weiduschadt
First Referee: Amir Brito Cadôr
Abstract: É muito importante que criança com deficiência auditiva esteja inserida dentro de um contexto de inclusão educacional, e que ela seja capaz de realizar práticas artísticas, expressar, criar e desenvolver o conhecimento em artes. A proposta dessa pesquisa apresenta a seguinte questão: Educação inclusiva e o fazer artístico da criança surda no contexto escolar. Este trabalho se justifica a partir da concepção de que Educação Inclusiva é uma forma de todos aprenderem e participarem juntos. O estudo tem o objetivo de estudar, compreender sobre a inclusão e a arte no contexto educacional. Através da prática docente, foi realizado um estudo de caso. Assim, a partir da contextualização da biografia de Cândido Portinari e de obras de arte que o artista retratou a sua infância, foram realizadas práticas artísticas em que as crianças vivenciaram experiências na área de artes visuais de maneira lúdica. Toda a realização do trabalho se deu pela mediação de uma intérprete de LIBRAS.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2N85
Issue Date: 9-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_p_s_defesa.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.