Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2N85
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Educação inclusiva e o fazer artístico da criança surda no contexto escolar |
Authors: | Maria Lourdes dos Santos |
First Advisor: | Letícia Weiduschadt |
First Referee: | Amir Brito Cadôr |
Abstract: | É muito importante que criança com deficiência auditiva esteja inserida dentro de um contexto de inclusão educacional, e que ela seja capaz de realizar práticas artísticas, expressar, criar e desenvolver o conhecimento em artes. A proposta dessa pesquisa apresenta a seguinte questão: Educação inclusiva e o fazer artístico da criança surda no contexto escolar. Este trabalho se justifica a partir da concepção de que Educação Inclusiva é uma forma de todos aprenderem e participarem juntos. O estudo tem o objetivo de estudar, compreender sobre a inclusão e a arte no contexto educacional. Através da prática docente, foi realizado um estudo de caso. Assim, a partir da contextualização da biografia de Cândido Portinari e de obras de arte que o artista retratou a sua infância, foram realizadas práticas artísticas em que as crianças vivenciaram experiências na área de artes visuais de maneira lúdica. Toda a realização do trabalho se deu pela mediação de uma intérprete de LIBRAS. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2N85 |
Issue Date: | 9-Apr-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_p_s_defesa.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.