Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFHY
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carlos Eduardo Porto Villani | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arjuna Casteli Panzera | pt_BR |
dc.creator | Vandeir de Assis Justo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T05:25:15Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T05:25:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFHY | - |
dc.description.resumo | Esta monografia de conclusão de curso investigou o potencial das atividades experimentais de química para o Ensino de Química a partir de uma abordagem de Ensino por Investigação. Buscamos verificar se o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2015) contempla o ensino de ciências por investigação em seu guia e em seus livros didáticos, com ênfase no ensino de Química na Educação Básica. O tema justifica-se pela sua relevância frente a determinados desafios enfrentados pela nossa sociedade. Acreditamos que ensinar ciências por investigação como estratégia de ensino, em sala de aula, pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e detentores de saberes e competências relevantes para o exercício de sua cidadania. Trata-se de uma metodologia importante para promover a aquisição de conhecimentos científicos e formação de um aluno, cidadão proativo capaz de aplicar tanto os conhecimentos desta disciplina quanto habilidades e competências mais sofisticadas para resolverem problemas em sua vida cotidiana e profissional. No trabalho, delimitamos como objetivo geral identificar em que medida o Guia do Programa Nacional do Livro Didático PNLD-2015 e os livros didáticos selecionados no programa contemplam características de Ensino por Investigação | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino por Investigação | pt_BR |
dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject.other | Eletroquimica | pt_BR |
dc.subject.other | Química | pt_BR |
dc.subject.other | Plano Nacional do Livro Didático | pt_BR |
dc.title | A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015 | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_revisada.pdf | 5.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.