Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFHY
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015 |
Authors: | Vandeir de Assis Justo |
First Advisor: | Carlos Eduardo Porto Villani |
First Referee: | Arjuna Casteli Panzera |
Abstract: | Esta monografia de conclusão de curso investigou o potencial das atividades experimentais de química para o Ensino de Química a partir de uma abordagem de Ensino por Investigação. Buscamos verificar se o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2015) contempla o ensino de ciências por investigação em seu guia e em seus livros didáticos, com ênfase no ensino de Química na Educação Básica. O tema justifica-se pela sua relevância frente a determinados desafios enfrentados pela nossa sociedade. Acreditamos que ensinar ciências por investigação como estratégia de ensino, em sala de aula, pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e detentores de saberes e competências relevantes para o exercício de sua cidadania. Trata-se de uma metodologia importante para promover a aquisição de conhecimentos científicos e formação de um aluno, cidadão proativo capaz de aplicar tanto os conhecimentos desta disciplina quanto habilidades e competências mais sofisticadas para resolverem problemas em sua vida cotidiana e profissional. No trabalho, delimitamos como objetivo geral identificar em que medida o Guia do Programa Nacional do Livro Didático PNLD-2015 e os livros didáticos selecionados no programa contemplam características de Ensino por Investigação |
Subject: | Eletroquimica Química Plano Nacional do Livro Didático |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFHY |
Issue Date: | 11-Feb-2017 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_revisada.pdf | 5.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.