Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6GRX
Type: Tese de Doutorado
Title: Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde
Authors: Denise Perdigao Pereira
First Advisor: Aracy Alves Martins Evangelista
metadata.dc.contributor.advisor2: Maria Teresa Guimarães de Medina
First Referee: José Carlos de Paiva e Silva
Second Referee: Francisca Izabel Pereira Maciel
Third Referee: Joana Luísa da Silva Paradinha Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Alexandra de Sá Dias da Costa
Abstract: A presente tese tem como objetivo analisar o campo de possibilidade da Educação Artística como lugar de experimentação utópica, no sentido em que salienta a necessidade de que sejam desenvolvidas formas de vida social substitutivas aos valores predominantes ao ethos do capitalismo tardio (MOUFFE: 2007). Neste sentido, toma-se a Mindelo_Escola Internacional de Arte (M_EIA), localizada na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, como unidade de análise das práticas artísticas educativas desenvolvidas não apenas no interior da instituição, mas também fora dela, para as comunidades e com as suas populações. Os autores Atkinson (2008/2011), Mouffe (2007/2012) e Rancière (2000) constituem-se como referenciais teóricos centrais para tal discussão. A ferramenta metodológica adotada consistiu no estudo de caso, utilizando-se de fontes diversas tais como os discursos de diversos sujeitos envolvidos com a escola, seu projeto político-pedagógico, os programas educativos, as notas de campo e fotografias diretamente recolhidas na imersão da investigadora no local. Como conclusão da pesquisa apresenta-se a tese de que o desenvolvimento de uma Educação Artística na perspectiva contra-hegemônica só pode se dar a partir da adoção de práticas artísticas e pedagógicas abertas, que não sejam totalmente controladas, isto é, que estejam dispostas a assumir riscos, a criar espaços de dissenso, elementos fundamentais para a recriação da realidade em seus aspectos político, social, educativo e cultural.
Abstract: The purpose of this theses it to analyze the field of possiblities of Artistic Education as a place of utopic experimentation, in the sense that it stresses the necessity of developing forms of social life that substitutes the predominat values of the capitalism ethos (MOUFFE: 2007). In this sense, the Mindelo_Escola Internacional de Arte (M_EIA), located in the São Vicente island in Cape Verde, is taken as an analytical unit of the artistic education practices developed not only in the interior of the institution, but also outside of it, for the communities and its populations. The authors Atkinson (2008/2011), Mouffe (2007/2012) and Rancière (2000) are central theorical references for that discussion. The adopted methodological tool consisted in the case study, utilizing diverse sources such as the speeches of vary subjects involved with the school, its political-pedagogical project, the educational programs, the field notes and photographs collected directly during the immersion of the researcher in the place. As a conclusion of the research, there is the presentation of the thesis that the development of an Artistic Education in the counterhegemonic perspective can only happen from the adoption of open artistic and pedagogical practices, which should not be totally controlled, meaning that they should be willing to take risks and to create space for the dissent, fundamental elements for the recreation of reality in its political, social, educative and cultural aspects.
Subject: Arte na educação Cabo Verde
Arte na educação Aspectos sociais Cabo Verde
Educação
Arte Estudo e ensino Cabo Verde
Comunidade e escola Cabo Verde
Utopias
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6GRX
Issue Date: 15-Dec-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_denise_perdigao_pereira1.pdf5.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.