Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREJAB
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto da formação inicial presencial de professores de história
Authors: Marcia Maria Dias
First Advisor: Eucidio Pimenta Arruda
First Referee: Antonio Julio de Menezes Neto
Second Referee: Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar e problematizar a incorporação, ou não, das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação inicial do professor de História, nos cursos ofertados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa documental, fundamentada nas análises dos Projetos Pedagógicos dos cursos, ementários e planos de ensino, haja vista, a importância desses documentos enquanto estruturantes do curso. Portanto, será necessário identificar e compreender como se dão os processos de incorporação de TDIC na formação do professor de História; compreender as relações que se estabelecem entre as TDIC e a licenciatura em História e intenciona-se apontar propostas para a redefinição da incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação na formação presencial do professor de História. Para tanto, parte-se do pressuposto de que a incorporação de tais tecnologias na prática docente deve ser fomentada pela apropriação crítica delas no processo de formação dos professores, levando-se em consideração as influências e marcas que as práticas pedagógicas e didáticas da educação superior imprimem na formação docente inicial, e, consequentemente, nas ações desses futuros professores. Por fim, conclui-se que a formação do professor envolve uma formação crítica e propositiva no que tange as TDIC no intuito de compreender e usufruir de seus recursos em todos os aspectos sociais e não somente emaranhar-se nos encantamentos tecnológicos, imbuídos de diversas intencionalidades políticas.
Abstract: This research aims to analyze and discuss the inclusion, or not, of digital information and communication technologies (DICT) in the initial training of History teachers, the courses offered by the Pontifical Catholic University of Minas Gerais and the Federal University of Minas Gerais. This is a documentary research, based on the analysis of the pedagogical projects of the courses, appointment book and teaching plans, given the importance of these documents as structuring the class. Therefore, it will be necessary to identify and understand how to give the DICT incorporation processes in the formation of a history teacher; understand the relationships established between DICT and a degree in History and intends to point out proposals for redefining the incorporation of digital technologies of information and communication in classroom training of History teacher. To this end, we start from the assumption that the incorporation of such technologies in teaching practice should be encouraged by the critical appropriation of them in the process of teacher training, taking into account the influences and marks the pedagogical and didactic practices of higher education print on initial teacher education, and, consequently, the actions of these future teachers. Finally, it is concluded that teacher training involves a critical and purposeful formation regarding the DICT in order to understand and make use of its resources in all social aspects and not only become entangled in technological enchantments, imbued with different intentions policies.
Subject: Historia Estudo e ensino
Educação
História Métodos de ensino
Tecnologia educacional
Professores de história Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREJAB
Issue Date: 28-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___2017_____.pdf519 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.