Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARJGVF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Analise de Jesus da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Aparecida da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Suzana dos Santos Gomespt_BR
dc.creatorAndrea Maria dos Santos Andradept_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T00:13:59Z-
dc.date.available2019-08-12T00:13:59Z-
dc.date.issued2017-02-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARJGVF-
dc.description.abstractThis study presents the research carried out in schools of Professional Education of the National Service of Industrial Learning (SENAI), in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. The general objective is to investigate the pedagogical practice developed by the instructors of this modality of education in two schools in Belo Horizonte, in view of the guidelines of the National Curricular Guidelines for Technical Professional Education of Medium Level (DCNEPTNM), more specifically the guiding principles. It is a study that addresses the historical course of Professional Education in Brazil, teacher professionalization, continuing education, the adequacy or otherwise of the pedagogical practice developed by SENAI instructors, Human Capital Theory, Omnilateral Formation and the new Methodology of SENAI. The participants were fifteen vocational training instructors and the pedagogue responsible for both schools. The qualitative approach was adopted as methodology and for the data collection, we opted for the application of questionnaires, interviews and direct observations in the classroom. The results evidenced several shortcomings, such as the absence of continuing training courses in the pedagogical area for the instructors; Demands for the pedagogical accompaniment of the instructors and integrated professional training for the students, since the professional training of the students is based only on the attendance to the industries, there is no concern of an integral formation; There is a significant dissonance between discourse and practice as instructors demonstrate difficulties in dealing with diversity in the school environment and there is no compliance with the guiding principles of DCNEPTNM. As a technical product, a proposal is presented to the institution for the continuous training of instructors, in regard to pedagogical practice, in order to promote reflections on the gaps identified in the data analysis and correspond to the premises defended by the DCNEPTNM.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta a pesquisa realizada em escolas de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo geral é investigar a prática pedagógica desenvolvida pelos instrutores desta modalidade de ensino em duas escolas de Belo Horizonte, tendo em vista as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCNEPTNM), mais especificamente os princípios norteadores. Trata-se de um estudo que aborda o percurso histórico da Educação Profissional no Brasil, a profissionalização docente, a formação continuada, a adequação ou não da prática pedagógica desenvolvida pelos instrutores do SENAI, a Teoria do Capital Humano, a Formação Omnilateral e a nova metodologia de ensino do SENAI. Os sujeitos participantes foram quinze instrutores de formação profissional e a pedagoga responsável pelas duas escolas. Adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa e para a coleta de dados optou-se pela aplicação de questionários, entrevistas e observações diretas em sala de aula. Os resultados evidenciaram diversas lacunas, como a ausência de cursos de formação continuada na área pedagógica para os instrutores; demandas para o acompanhamento pedagógico dos instrutores e formação profissional integrada para os estudantes, uma vez que a formação profissional dos estudantes é pautada somente no atendimento às indústrias, não há preocupação de uma formação integral; existe uma dissonância significativa entre discurso e prática, pois os instrutores demonstram dificuldades em lidar com a diversidade no ambiente escolar e não há o cumprimento dos princípios norteadores das DCNEPTNM. Como produto técnico, apresenta-se à instituição uma proposta de formação continuada dos instrutores, no que se refere à prática pedagógica, com o intuito de que a mesma promova reflexões sobre as lacunas identificadas na análise de dados e corresponda às premissas defendidas pelas DCNEPTNM.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médiopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino tecnico Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino profissional Currículospt_BR
dc.subject.otherDa Silva, Analise de Jesus, 1964-pt_BR
dc.subject.otherSENAIpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas técnicaspt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino técnico Prática de ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem industrialpt_BR
dc.subject.otherAprendizagem industrial Currículospt_BR
dc.subject.otherEnsino tecnicopt_BR
dc.subject.otherEnsino profissionalpt_BR
dc.titleInstrutores de educação profissional do SENAI/MG-BH: relação da prática pedagógica desenvolvida com as diretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_andr_a_maria_dos_santos_andrade.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.