Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU3LRA
Type: Tese de Doutorado
Title: Experiências autonomistas em saúde mental: possibilidades de empoderamento
Authors: Regina Celi Fonseca Ribeiro
First Advisor: Izabel Christina Friche Passos
First Referee: Gilles Monceau
Second Referee: Claudia Maria Filgueiras Penido
Third Referee: Carla Andrea Silva Lima
metadata.dc.contributor.referee4: Eduardo Mourão Vasconcelos
Abstract: Autonomia e empoderamento são princípios e metas radicais na Atenção Psicossocial. São conceitos polissêmicos e aparecem na literatura do campo da atenção psicossocial de forma independente e muitas vezes como sinônimos. A concepção de autonomia, inspirada naconstrução de Castoriadis encontra-se neste trabalho com a noção de empoderamento proposta por Eduardo Mourão Vasconcelos, por meio da reflexividade da participação próprios aos processos políticos emancipatórios. Trata-se de um estudo qualitativo, no formato de uma pesquisa intervenção, orientada pelo referencial da Análise Institucional (AI) francesa, que defende uma nova forma de pensar e exercer a ciência ao entender que pesquisa e intervenção acontecem juntas, assim como a produção do objeto e do sujeito do conhecimento, valorizando tudo o que decorre da posição do investigador nas relações sociais e na rede institucional. O objetivo desta pesquisa foi estudar o processo de construção de experiências de caráter autonomista no âmbito da saúde mental, analisando as possibilidades e os desafios de produção real de autonomia e empoderamento em uma oficina de rádio que produz o programa "Louca Sintonia" e no grupo de teatro 'Núcleo de Pesquisa e Criação Sapos e Afogados". Os métodos e técnicas de pesquisa envolveram as ferramentas e dispositivos conceituais e analíticos da AI, como os analisadores, a análise da implicação e da sobreimplicação e a restituição, bem como a observação participante, a entrevista, a pesquisa documental e os registros do caderno de campo da pesquisadora. O desenrolar do processo de pesquisa conduziu a experiência de construção do programa de rádio Louca Sintonia para odiálogo com a concepção de empoderamento, da qual se destacaram três estratégias: a luta contra o estigma, as narrativas pessoais e a militância. Além do potencial empoderador a experiência tem produzido efeitos analisadores e instituintes na formação em saúde mental A característica autonomista do Sapos e Afogados de sustentar uma independência no vínculo com rede de saúde mental de Belo Horizonte e a natureza do seu processo criativo foi o que chamou Castoriadis para o diálogo na segunda fase do estudo. Essa práxis autonomista, porque essencialmente criadora, confere nomeação e um novo lugar social que confronta o estigma social relacionado à loucura, além de se reverter em apoio social, afeto e solidariedade.
Abstract: Autonomy and empowerment are radical principles and goals in Psychosocial Care. They are polysemic concepts and appear in the literature of the field of Psychosocial Attention independently and often as synonyms. The conception of autonomy, inspired by the construction of Castoriadis, dialogues with the notion of empowerment proposed by Eduardo Mourão Vasconcelos, through reflexivity and participation proper to emancipatory political processes. This is a qualitative study, in the form of an intervention research, guided by the French Institutional Analysis (AI) framework, which advocates a new way of thinking and exercising science by understanding that research and intervention take place together, as well as the production of the object and subject of knowledge, valuing everything that stems from the researcher's position in social relations and in the institutional network. The objective ofthis research was to study the process of constructing autonomist experiences in the field of mental health, analyzing the possibilities and the challenges of the real production of autonomy and empowerment in a radio workshop that produces the program " Crazy Tuning" and in the group of theater " Research and Creation Center Frogs and Drowners". Research methods and techniques involved the conceptual and analytical tools and devices of the Institutional Analysis, such as analyzers, analysis of implication and overimplication and restitution, as well as participant observation, interview, documentary research, and records in the field notebook of the researcher. The development of the research process led to the construction of the Crazy Tuning radio program for dialogue with the conception of empowerment, which highlighted three strategies of empowerment: the fight against stigma,personal narratives of life with mental disorder and militancy. In addition to the empowerment potential, the experience has produced analyzing and instituting effects on the academic formation in mental health. The autonomous characteristic of Frogs and Drowners and the nature of its creative process was what made possible the dialogue with Castoriadis in the second phase of the study. This autonomist praxis, because essentially creative, confers appointment and a new social place that confronts the social stigma related to madness, besides reverting to social support, affection and solidarity.
Subject: Autonomia (Psicologia)
Saúde mental
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU3LRA
Issue Date: 8-Jun-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_regina_c_li_fonseca_ribeiro_impress_o.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.