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Type: Monografias de Especialização
Title: Impacto de variáveis macroeconômicas na confiança do consumidor brasileiro
Authors: Valeria Lopes Faria
First Advisor: Aureliano Angel Bressan
First Referee: Ela Mercedes Medrano de Toscano
Second Referee: Bruno Perez Ferreira
Abstract: O trabalho teve por objetivo analisar a relação entre variáveis macroeconômicas como a taxa de juros, a inflação, o desemprego, a renda das famílias e o índice de confiança do consumidor no Brasil no período de janeiro de 2010 a outubro de 2015. Os dados tiveram como fontes a Fundação Getúlio Vargas (FGV), O Banco Central do Brasil (BCB) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Aplicou-se o modelo de vetores autorregressivos (VAR), por meio do teste de causalidade de Granger, da aplicada da função impulso-resposta e da análise da decomposição da variância. Os resultados obtidos mostraram que as variáveis inflação e taxa de juros foram as que mais impactaram a confiança do consumidor brasileiro no período de 2010 a 2015.
Subject: Estatística
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZVFEU
Issue Date: 27-Jun-2016
Appears in Collections:Especialização em Estatística

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