Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2TKL3
Type: Tese de Doutorado
Title: Ficções para o exílio: as formas políticas do cinema de Elia Suleiman
Authors: Maria Ines Dieuzeide Santos Souza
First Advisor: Claudia Cardoso Mesquita
First Referee: Eduardo Antonio de Jesus
Second Referee: André Guimarães Brasil
Third Referee: Roberta Oliveira Veiga
metadata.dc.contributor.referee4: Ângela Freire Prysthon
metadata.dc.contributor.referee5: Sylvia Beatriz Bezerra Furtado
Abstract: Esta pesquisa investiga a trilogia fílmica composta por Crônica de um desaparecimento (1996), Intervenção divina - uma crônica do amor e da dor (2002) e O que resta do tempo - crônica de um presente ausente (2009), dirigidos por Elia Suleiman. Nos três filmes, o diretor cria para si um personagem que carrega seu nome próprio e compartilha de sua experiência biográfica: um cineasta palestino autoexilado na tentativa do retorno à terra natal. Ao tematizar o cotidiano e a violência da ocupação israelense por meio de uma forma fílmica que valoriza os enquadramentos frontais, a distância e fixidez da câmera, as descontinuidades e a encenação que desnaturaliza os gestos, dialogando com o estilo burlesco e explicitando a mediação cinematográfica, esses filmes parecem estabelecer, através da ficção, uma visibilidade para a situação palestina que desafia a lógica imposta pela ocupação. Buscamos esquadrinhar os modos como os espaços fragmentados e recortados bloqueiam a entrada na cena, e impõem distâncias ao espectador; compreender a articulação proposta pelos filmes entre a centralidade do olhar percebida nos enquadramentos e a montagem episódica e descentrada, que impossibilita uma narrativa centralizada; refletir sobre a elaboração de uma forma e de um ritmo para o cotidiano que interrompem a passagem progressiva do tempo. A análise imanente às obras examina como esta posta em cena estabelece um diálogo formal com a particular condição de exílio interno na qual se encontra o povo palestino, separado de sua própria terra, ainda que vivendo no mesmo lugar.
Abstract: This research investigates the film trilogy composed by Chronicle of a Disappearance (1996), Divine Intervention (2002) and The Time that Remains (2009), directed by Elia Suleiman. In all three films, the director creates a character for himself who carries his given name and shares his biographical experience: a self-exiled Palestinian filmmaker attempting to return to his homeland. In pursuing the daily life and the violence of the Israeli occupation through a film form that values the frontal frames, the distance and fixity of the camera, the discontinuities and the staging that denatures the gestures, dialoguing with the burlesque style and making the cinematographic mediation explicit, these films seem to establish, through fiction, a visibility for the Palestinian situation that defies the logic imposed by the occupation. We seek to scrutinize the ways by which the fragmented spaces and the cutouts block the entry into the scene, and impose distances to the viewer; to understand the articulation proposed by these films between the centrality of the gaze in the frameworks and the episodic and decentered montage, which precludes a centralized narrative; to reflect on the elaboration of a form and a rhythm for daily life that interrupts the progressive passage of time. The analysis, immanent to the trilogy, examines how this film form establishes a formal dialogue with the particular condition of internal exile in which Palestinian people are separated from their own land, although living in the same place.
Subject: Exilio
Ficção
Comunicação
Cinema
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2TKL3
Issue Date: 26-Mar-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fic__es_para_o_ex_lio___maria_ines_dieuzeide.pdf38.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.