Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJAE
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O cinema nacional do gênero histórico e seu uso como suporte pedagógico no ensino de História do Brasil
Authors: Wenderson dos Santos Couto
First Advisor: Pablo Luiz de Oliveira Lima
First Referee: Heli Sabino de Oliveira
Second Referee: Nayara Silva de Carie
Abstract: A História é um dos temas mais visitados pelo cinema nacional, que tem se tornado um mecanismo divulgador da História Pública, porém nem sempre os conhecimentos históricos apresentados nas obras cinematográficas são fidedignos aos conhecimentos produzidos na academia e disseminados nos centros educacionais. Ocorre constantemente que o espectador, por não possuir conhecimentos básicos da linguagem cinematográfica, se torna um espectador ingênuo portando-se passivamente diante da obra. A presente pesquisa tem por objetivo discutir o uso do cinema nacional do gênero histórico como suporte pedagógico no ensino de história do Brasil, analisando-o como texto fílmico e, portanto, um gênero de discurso na concepção de Mikhail Bakhtin. A fim de tornar o espectador ingênuo em crítico, pretende-se ao final desse estudo discutir meios para o desenvolvimento de um letramento cinematográfico em sala de aula que se sustentará, principalmente, nas contribuições de Miriam Hermeto; e Roxane Rojo e Eduardo Moura acerca dos multiletramentos. Esse trabalho desenvolver-se-á através, principalmente, de uma discussão bibliográfica.
Abstract: History is one of the most subject visited by the Brazilian national cinema, which has become a promoter mechanism Public History. The historical knowledge presented in cinematographic works, for another hand, is not always reliable to the knowledge produced in the academy and spread in the educational centers. The watcher, who hasn't a basic knowledge of film language, becomes a naive spectator staying passively inf front of the movie. This research aims to discuss the use of the national cinema of the historical genre as pedagogical support in the teaching of history in Brazil, analyzing it as a film text and therefore a discourse of gender in the design of Mikhail Bakhtin. In order to make this naive spectator and critical viewer, are, in the end of this study, an effort to find ways to develop a cinematic literacy in the classroom, that will be sustained mainly on the contributions of Miriam Hermeto; and Roxane Rojo and Eduardo Moura about multiliteracies. This work will be developed, mainly, through a bibliographical discussion.
Subject: Ensino audiovisual
História Métodos de ensino
Educação
Cinema na educação
Ensino visual
Ensino Meios auxiliares
Historia Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJAE
Issue Date: 22-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wendersonsantoscouto.pdf3.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.